Apostila básica de Musicalização Infantil

Apostila básica de Musicalização Infantil

Dicas básicas de como montar uma aula de música para pré-escola.

Esta apostila contém material básico para o desenvolvimento de uma aula de música na pré-escola. Contém cinco exemplos de atividades desenvolvidas pelo autor em sala de aula no ano de 2012, além de 25 cantigas de rodas cifradas.
Este material foi desenvolvido como parte do site Musiqueducando, voltado para divulgação de material para educação musical nas escolas e musicalização infantil, e é gratuito. Para baixar esta apostila basta clicar no link abaixo (link seguro)

Download10046 downloads


Download10046 downloads

  

Autor: Tio Marcelo

Músico, compositor e educador musical. Cursa Licenciatura em Música pela UNIS. Como professor, leciona em escolas de educação infantil e ensino fundamental. Além disso, possui um trabalho musical voltado para o público infantil chamado A Turminha do Tio Marcelo. Saiba mais em www.turminhadotiomarcelo.com.br

Compartilhe este artigo em

31 Comentários

  1. Excelente trabalho Marcelo! E realmente muito obrigado por disponibilizar o material. Isto é ótimo!

    Responder
    • Seja bem vindo, Pinheiro! Muito bom que tenha gostado!

  2. Marcelo adorei seu trabalho. Também atuo nessa área da educação musical e quando tiver mais novidades me comunique.

    Responder
    • Olá, Cantarolarte! Obrigado, estarei sempre postando as novidades aqui e avisarei, sim!

  3. Tio Marcelo, sou a Carla, trabalho na rede municipal com ensino fundamental I, 1º ano. Faço pós em Educação Musical, e esse ano fui chamada pelo Departamento de Educação para trabalhar oficinas de Musicalização com professoras da Educação Infantil. Adorei sua apostila, achei muito prática, só tenho um problema, que aliás tá me tirando o sono…quais são os conteúdos, para eu montar um plano de aula??? Ficaria muito feliz se você pudesse me auxiliar. Obrigada!!

    Responder
    • Oi, Carla, te mandei um email com a resposta! Um abraço!

    • Tio Marcelo,

      Sou músico profissional e recentemente fui chamado para lecionar na parte de musicalização infantil de uma escola aqui em Brasília. Eis que nas minhas pesquisas sobre o assunto caí aqui no seu material, que por sinal é excelente! mas tive a mesma dúvida que a Carla sobre os conteúdos. É possível que você me encaminhe isso também? apesar de já fazer um ano que vc mandou para ela!

      Agradeço desde já! e novamente, parabéns pela apostila!

  4. Que trabalho lindo e raro!Sou pedagoga e trabalho com musicalização,amei!!!

    Responder
    • Obrigado, Eliana! Seja bem-vinda!

  5. Simplesmente… extraordinário o teu trabalho e a tua humildade em compartilhar o teu material conosco… Sou Educadora de Educação Infantil e, quando a música entra junto … tudo se transforma, fica mais fácil… meu MUITO OBRIGADA, ESTAREI ACOMPANHNADO VC!

    Responder
    • Obrigado, Roselaine! Que bom que gostou!

  6. Olá Tio Marcelo, gostei muito do seu trabalho. Sou professora da rede municipal e seu material será muito útil em minha aulas. Parabéns!!!

    Responder
    • Obrigado, Elizabeth! Faça bom uso do material e volte sempre para conferir as novidades!!

  7. Parabéns! Excelente trabalho. Gostaria de encontrar em sua apostila, suas músicas infantis, de excelente qualidade… certamente acrescentará, em muito, ao trabalho dos professores, desejar sucesso, seria algo redundante, mas, desejo, saúde, paz, propseridade e reconhecimento por todo este talento, nato, certamente, mas, exercitado será uma explosãoao menos, nacional… um grande legado para as gerações futuras. Abraço, de sua eterna fã,
    Rosa Muniz

    Responder
    • Obrigado, tia Rosa! Pretendo depois fazer um material com minhas músicas separadamente, mas é uma ótima idéia!

  8. Parabens amigo pelo belo trabalho!

    Responder
  9. Tio Marcelo, comecei a trabalhar com musicalização infantil tem pouco tempo e confesso q estava um pouco perdido em como planejar minha aula, fui pesquisando e conversando com colegas da área e consegui achar muitos materiais e o seu me ajudo muito, muito generoso da sua parte compartilha abertamente esse material.Queria saber se poderia me dar mais uma força hehehe…me dizer uns conteúdos para eu montar minha aula (se não for pedir muito).

    Aquele abraço e parabéns pelo trabalho!!

    Responder
  10. OLa!tio Marcelo amei a sua apostila,pois trabalho c/musicalização,vou enriquecer ainda mais meu trabalho parabéns,e gostaria de estar sempre recebendo,novidade um abraço Deus te abençoe por nos compartilhar esse material maravilhoso.

    Responder
  11. Tio Marcelo, sua apostila me ajudou muito em elaborar alguns planos de aula, estou começando agora a trabalhar com a musicalização infantil e estou muito cru ainda, mas sua apostila me deu um norte a seguir, excelente trabalho!!!
    Queria ver se vc poderia me auxilia me dizendo alguns conteúdos q poderiam ser trabalhados em sala de aula??

    Muito obrigado pela força e sucesso.

    Responder
  12. Olá Tio Marcelo! Parabéns e obrigado pela solidariedade de compartilha seu material. Ficaria muito grato se pudesse me enviar esse e-mail que enviou para as outras colegas para dar um força…ehehe
    Abraço!

    Responder
  13. Marcelo! Parabéns pelo trabalho! Desenvolvo um curso de musicalização infantil em uma igreja batista. Estamos elaborando todas as aulas de forma contextualizada e seu site é muito útil. Um gde abraço, Debora

    Responder
  14. Parabéns pelo trabalho e obrigada por disponibilizá-lo, será um grande auxilio na minha prática. Parabéns e muito sucesso pra você!

    Responder
  15. Olá, Tio Carlos.Fui convidada para ministrar aulas de música para crianças na associação de bairro do meu bairro.
    AMO música, mas confesso que estou meio perdida.
    Como agradar aos “pimpolhos” das mais variadas idades?
    Começo já esse mês, por isso estou pesquisando tudo o que posso, mas estou com medo de não prender a atenção das crianças e eles não queiram voltar mais.

    Será que vc pode me ajudar, por favor?!

    Responder
  16. Olá Tio Marcelo, muito obrigado por disponibilizar tua experiência conosco!
    Paz no coração!

    Responder
  17. Marcelo adoro os seus métodos e também sou professor ,sou educador percussivo, queria saber se você tem algum método para trabalhar as crianças “percussivamente” ou seja trabalhar a coordenação das crianças. Um Abraço.

    Responder
  18. Ola Tio Marcelo, gostei demais do seu trabalho. Está de parabéns, tbm trabalho nessa área de educação infantil como prof. de musica, mais sou novo nessa area, se porder me ajudar e dar umas dicas de aulas para crianças de 2 a 5 anos ficarei muito grato !! Abraços

    Responder
  19. gostaria de compartilhar experienccias

    Responder
  20. Ola tio Marcelo,eu gostei muito da apostila pois irei trabalhar com musicas ,e cças pequenas,muito obrigada por compartilhar…..

    Responder

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>